Emplacamentos de veículos sobem quase 10% em Minas Gerais

As vendas de veículos em Minas Gerais cresceram quase 10% no acumulado dos nove primeiros meses deste ano na comparação com o mesmo intervalo do exercício passado, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Entre janeiro e setembro os emplacamentos no Estado somaram 451.844 unidades contra 411.767 em igual intervalo de 2021.

Apenas em setembro, as vendas no Estado somaram 61.203 unidades. O número caiu em relação ao mês anterior, quando totalizou 67.453 veículos (-9,2%). Mas frente ao mesmo período do ano passado (39.224 unidades) houve avanço de 56%. Os dados da Fenabrave mostram que, em âmbito nacional, houve elevação de 2% nos licenciamentos no acumulado do ano. Isso indica a comercialização de quase 2,64 milhões de unidades de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus vendidos no Brasil nos nove primeiros meses de 2022.

Segundo o presidente da entidade, Andreta Júnior, a queda em relação a agosto pode ser explicada pela diferença de dias úteis (21 em setembro ante 23 em agosto) e, nas vendas diárias, o setor teve um resultado superior com a “curva de crescimento se mostrando consistente”. Assim, considerando a evolução dos segmentos automotivos até setembro, as projeções apontam para a manutenção dos resultados de 2021. E, caso ocorra à normalização da produção, poderá haver aumento de até 5,5% nos emplacamentos. Em 2021, o setor encerrou o ano com 3,36 milhões de unidades.

De acordo com o gerente de vendas da concessionária Autus Chevrolet de Patos de Minas Cícero Abeilard, por aqui não tem sido diferente com boa procura e negócios fechados na terra do milho. No último final de semana e durante toda essa semana, a concessionária esta com ofertas na linha de novos e seminovos da marca. “Os modelos 2023 estão com preços especiais e quem ter um zero km na garagem esta bem mais fácil”, disse.

Desempenho por setor, segundo a Fenabrave.

Em Minas Gerais, quando considerado somente o segmento de automóveis e comerciais leves, as vendas em Minas Gerais aumentaram 11% no acumulado do ano até o mês passado ante igual intervalo de 2021. Conforme a Fenabrave, os emplacamentos passaram de 312.233 para 347.015 unidades de um ano para o outro.

Apenas em setembro foram comercializados 47.369 automóveis e comerciais leves no Estado. O número representa baixa de 13% na comparação com o mês anterior, quando foram registradas 54.459 unidades. Em relação ao mesmo mês do ano passado (27.821 unidades) houve crescimento de 70%, conforme as informações da entidade.

Já as vendas de caminhões e ônibus cresceram 15% entre janeiro e setembro deste ano na comparação com o ano anterior. Ao todo foram 16.017 veículos em 2022 e 13.892 em 2021. No mês passado, as vendas desse segmento somaram 2.161 unidades no Estado. Em relação ao mês imediatamente anterior (2.332 veículos) foi apurada retração de 7% e na comparação com o mesmo intervalo de 2021 e aumento de 38%, uma vez que no mesmo mês daquele ano foram vendidos 1.566 veículos.

Fonte: Diário do Comércio