O que falta para a BYD começar a fabricar carros elétricos no Brasil a partir de 2025

Montadora chinesa vai transferir tecnologia para o Brasil de forma inédita em relação aos demais países em que está presente

A BYD quer fabricar carros elétricos no Brasil a partir do fim de 2024 -- ou, no limite, no início de 2025. Nesta terça-feira, poucos dias depois de anunciar um novo modelo no país -- e de vender 1.000 unidades em quatro dias -- a empresa deu mais indícios a respeito de como deve construir sua presença local, em evento realizado em Salvador em parceria com o governo da Bahia. O objetivo final, cada vez mais claro, é o de estabelecer uma cadeia de suprimentos completa no Brasil para a produção dos veículos, contemplando iniciativas de capacitação de profissionais, a nova fábrica em Camaçari e até mesmo a atração de outras empresas chinesas especializadas na produção de elétricos para cá.

É um plano de longo prazo, sem dúvidas. Como parte dos primeiros passos, a montadora anunciou uma iniciativa conjunta de trabalho com o governo baiano para desenvolver projetos de pesquisa ligados ao lítio na região. De acordo com Tyler Li, presidente da BYD no Brasil, o foco não é, ao menos por enquanto, focar em exploração do minério. “Queremos trazer para o Brasil a tecnologia capaz de transformar o lítio ‘cru’ em material para baterias”, afirmou o executivo ao EXAME IN.

Por enquanto, segundo a empresa, não há contratos firmados com nenhuma mineradora no Brasil para a extração do material – uma vez que a BYD já mantém fornecedores fora do país. Como de costume, mais dados a respeito de quando o trabalho começa efetivamente não foram dados, com as respostas sobre o tema sempre culminando em uma mesma expressão: “o mais rápido possível”. Hoje, no Brasil, quem se destaca na exploração desse minério é a Sigma Lithium. A empresa, que abriu capital no Canadá, já investiu mais de R$ 2,3 bilhões no país e deve investir pelo menos outros R$ 6 bilhões em produção de lítio ESG por aqui. Em breve, a companhia deve fazer a primeira exportação do minério justamente para a China.

Fonte: Site Exame.com