Feriados afetam emplacamentos neste fim de ano

 


Com dias úteis a menos e as pontes dos feriados em novembro impactaram resultado de emplacamentos de veículos. No caso de automóveis e comerciais leves, por exemplo, os segmentos teriam tido resultado positivo sobre outubro. Com isso, o setor como um todo teve queda de 3,78% em novembro sobre outubro, mas segue em alta acumulada, de 12,35% sobre os primeiros 11 meses de 2022.

4 de dezembro de 2023 – Com até três feriados no mês (dependendo da localidade), o mês de novembro fechou com pequena retração no número de veículos emplacados. Segundo dados da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, foram emplacadas 361.206 unidades, contra 375.410 no mês de outubro. O resultado, porém, foi 5,35% superior ao registrado em novembro de 2022.

“Tivemos estados importantes, como São Paulo, com apenas 19 dias úteis (foram 21 em outubro), o que afeta o número de emplacamentos. Mas tivemos sinais positivos, como o aumento das vendas diárias, que nos apontam que o resultado teria sido outro se não houvesse esses feriados no mês. Notamos queda nas taxas de juros e melhora no ambiente de crédito para o setor automotivo, devido à menor inadimplência e à queda, para 7,6%, na taxa de desocupação da população no trimestre (dados PNAD – Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio), que podem ter ajudado a destravar o mercado, especialmente, no varejo, para pessoas físicas”, analisa Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE, lembrando que, segundo informações do último relatório do Banco Central, a inadimplência para aquisição de veículos recuou 0,1 ponto percentual, enquanto o volume de transações cresceu 1,1%.

 Emplacamentos em novembro e acumulado de 2023

Veja Também:

Feriados afetam emplacamentos neste fim de ano
4/ 5
Oleh