1º de Maio

tRABALHADOR

Homenagem a todos trabalhadores pelo seu dia
1º de Maio - Dia Internacional do Trabalhador

Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história.

A história do Primeiro de Maio mostra, portanto, que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada de trabalho, mais também pela conquista de todas as outras reivindicações de quem produz a riqueza da sociedade.

No Brasil, a data foi consolidada em 1924. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.

Um pouco de história:

Na cidade de Chicago, do centro-oeste norte-americano, milhares de trabalhadores protestaram e entraram em greve contra as condições desumanas de trabalho e a jornada exaustiva de 13 horas trabalhadas por dia. Essa greve, ocorrida há 127 anos, paralisou os Estados Unidos. A manifestação foi repreendida pela polícia e resultou na morte de centenas de trabalhadores e prisão de seus dirigentes. Dois anos depois, em 1889, em Paris (França), a central sindical Segunda Internacional institui o dia 1º de maio o Dia do Trabalhador e seguiu a luta pela redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias.

Alguns anos depois o parlamento norte americano votou o estabelecimento da jornada de trabalho de 8 horas diárias, mas essa conquista só foi massificada pelo mundo muitos anos depois através de muitas lutas, greves, prisões e mortes… Sendo uma conquista constantemente ameaçada!