Ânimo melhora e comércio já prevê abrir contratações

Passado o pior momento da crise provocada pela pandemia, os comerciantes brasileiros melhoraram o ânimo e já planejam ampliar o quadro de funcionários. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) teve crescimento recorde de 14,4% em setembro em relação a agosto, segundo os dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Após o terceiro mês seguido de avanços, o indicador chegou a 91,6 pontos, aproximando-se da zona de otimismo (acima dos 100 pontos). A melhora é impulsionada por boas expectativas para os próximos meses, mas também pelo aumento na pretensão de realizar investimentos. A intenção de contratar novos funcionários teve crescimento recorde de 22,3% em setembro ante agosto.

Ano que vem. Após seis meses com 81% de sua força de trabalho em home office, a Oi anunciou a seus 12,5 mil funcionários que o retorno aos prédios da companhia não se dará até, pelo menos, 31 de janeiro de 2021. A decisão foi tomada após pesquisa interna mostrar que 93% dos empregados sentiram ganho ou manutenção da qualidade de vida com trabalho remoto.

Vulnerável. O Brasil foi um dos principais alvos de ataques cibernéticos em aplicativos financeiros na primeira metade deste ano, conforme levantamento da empresa de cibersegurança Trend Micro. Foram 3 mil ataques com o objetivo de roubar dados bancários e de cartões de crédito nos seis primeiros meses do ano, ante 2,9 mil observados no mesmo período de 2019. Apenas em junho, o País foi o quarto com mais detecções de arquivos maliciosos, os malwares, no mundo, atrás de China, Japão e Estados Unidos.

O uso de inteligência artificial está associado à instalação de equipamentos nos parques solares, como transformadores e inversores inteligentes, que permitem a redução nos custos e o aumento de eficiência na produção de energia. Segundo o presidente da Huawei Brasil, Sun Baocheng, a parceria com a Rio Alto faz parte da estratégia de avançar no mercado de energia solar brasileiro.

Fonte: O ESTADO DE S. PAULO - SP