Uma nova Fiat surge em 2018

A Fiat se prepara para um 2018 diferente. Com o recém-lançado Argo e a chegada do sedã Cronos, com lançamento previsto para os próximos meses, se encerra uma série de lançamentos importantes da montadora, responsáveis por carregar a nova identidade da companhia no Brasil, baseada em renovação de gama de produtos e reposicionamento dos modelos que, segundo a companhia, estão mais sofisticados, focados em conteúdo e qualidade construtiva.

O Argo será responsável pela saída de linha de dois modelos da Fiat: Punto e Bravo não farão mais parte do portfólio, informação confirmada pela empresa, para abrir espaço para as versões do novo hatch, que oferece três opções de motor e de câmbio, com preços que vão de R$ 47 mil 990 a R$ 71 mil 390.

Há especulação de que o Palio seguirá pelo mesmo caminho, inclusive já parou de ser produzido na planta da Argentina, para abrir espaço na linha de produção para o Cronos, que será fabricado no país vizinho. Mesmo com esses indícios, a Fiat afirma que o Palio seguirá no portfólio.

Mas se engana quem acha que a nova Fiat começou com o projeto do Argo. As mudanças começaram a aparecer no mercado em 2016, com investimento de R$ 1,3 bilhão para o desenvolvimento de novos modelos, posicionados em segmentos que a empresa não atuava à época, caso da inédita picape Toro. O modelo, junto com a Renault Oroch, sua principal concorrente, inaugurou um novo segmento no Brasil, das picapes médias, posicionadas entre as picapes grandes e as derivadas de carros de passeio.

O Fiat Mobi também faz parte da renovação da Fiat, um citycar lançado para ficar abaixo do Uno e atender ao público que busca um carro para pequenos trajetos diários, como ir ao trabalho e voltar, fácil de manobrar e de encontrar espaço no trânsito das grandes cidades. Falando em Uno, o modelo também passou por grandes mudanças em 2016, com a nova família de motores, Firefly, com opções 1.0 e 1.3, sendo a principal novidade, além de alterações no visual e no interior do carro.