IPVA 2018

O prazo para pagamento à vista com desconto de 3% ou da primeira parcela é de 10 a 15 de janeiro, conforme final de placa e escala de vencimentos abaixo:

Para consultar o IPVA 2018, clique abaixo:

Para efetuar o pagamento, dirija-se a uma das agências dos agentes arrecadadores:  Bradesco, Bancoob, Mercantil do Brasil, HSBC, Caixa Econômica Federal, Santander, Casas Lotéricas, Mais BB e Banco Postal, informando o número do RENAVAM ou apresentando a guia de arrecadação.

Para emissão da guia de pagamento do IPVA utilize o link abaixo ou procure uma das unidades de atendimento da SEF/MG. O contribuinte cujo RENAVAM não se encontre na base de dados dos bancos poderá utilizar a guia para pagamento do IPVA:

Alerta sobre envio de boletos falsos de IPVA e mensagens em redes sociais

Os contribuintes deverão pagar o imposto diretamente na rede autorizada, informando o Renavam do veículo.

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) informa que não envia boletos para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Alguns contribuintes têm denunciado, em várias partes do país, o recebimento de tais documentos via Correios, além de mensagens em redes sociais, emails e SMS com links para emissão dos falsos boletos.

Em Minas Gerais, para efetuar o pagamento do IPVA 2018, os contribuintes deverão se dirigir diretamente aos terminais de autoatendimento ou guichês de caixa dos agentes arrecadadores autorizados. Alguns bancos autorizam o pagamento pela internet. Em todas as hipóteses acima, basta informar o número do Renavam do veículo.

Os contribuintes que optarem pela emissão da guia de arrecadação do IPVA deverão acessá-la, exclusivamente, no site da SEF ou solicitá-la nas repartições fazendárias e Unidades de Atendimento Integrado (UAI).

Esclarecimento sobre pagamento do IPVA com Cartão de Crédito

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG) esclarece que a possibilidade de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) utilizando cartão de crédito é uma medida implementada pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), respeitando a Portaria 753 do órgão, publicada no Diário Oficial do Estado do dia 13 de dezembro de 2017, atendendo a uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de outubro do ano passado.

O Detran credenciou, até o momento, duas empresas que poderão oferecer aos contribuintes a opção de pagar todos os débitos relativos a veículo automotor, atuais e vencidos, utilizando cartão de crédito, com possibilidade de parcelamento de duas a 12 vezes, cobrando juros de mercado, variando conforme o número de parcelas.

Portanto, não é o Estado de Minas Gerais que está parcelando as dívidas, mas as empresas credenciadas pelo Detran. Essas empresas credenciadas repassarão aos cofres públicos o valor integral e à vista dos débitos, ficando o contribuinte em dia com as obrigações relativas ao veículo e passando a ser devedor das empresas.

A SEF-MG esclarece também que nenhuma base de dados de contribuintes foi repassada às empresas credenciadas.

Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículos Automotores (TRLAV)

Valor da taxa em 2018: R$ 92,66

Para efetuar o pagamento, dirija-se a uma das agências dos agentes arrecadadores:  Bradesco, Bancoob, Mercantil do Brasil, HSBC, Caixa Econômica Federal, Santander, Casas Lotéricas, Mais BB e Banco Postal, informando o número do RENAVAM ou retire o Documento de Arrecadação no link:

Fonte: http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/impostos/ipva/facilita1.htm