Sindicato garante direitos dos trabalhadores nas Convenções Coletivas de Trabalho

Os trabalhadores em concessionárias e consórcios devem ficar atentos com os reajustes nos direitos da categoria estabelecidos nas convenções coletivas estabelecidas pelo SINDCON-MG.

O reajuste salarial tanto no consórcio quanto nas concessionárias foi de 4,69% a partir de 1º de março, definindo novos valores no salário de ingresso. Trabalhadores nos consórcios em Belo Horizonte, Betim e Contagem não podem ser contratados com salário inferior a R$ 1.105,00 e de R$ 1.011,00 nas demais localidades do Estado. Já nas concessionárias, o menor salário de ingresso é de R$ 1.158,00 em Belo Horizonte, Betim e Contagem e de R$ 1.044,00 nas demais localidades do Estado.

Um dos maiores benefícios das convenções coletivas foi a obrigatoriedade de as empresas contratarem e pagarem sem custo para o trabalhador o seguro de vida em grupo e plano funerário, extensivo aos dependentes. O seguro obrigatório é de R$ 20 mil para os trabalhadores em administradoras de consórcios, mais R$ 3 mil de auxílio funeral. Para os trabalhadores em concessionárias de veículos o seguro é de R$ 15 mill, mais R$ 3 mil de auxílio funeral.

Nas concessionárias, a Convenção Coletiva garantiu a proibição dos trabalhos em feirões, shoppings centers, quiosques, lojas externas, exposições e eventos de qualquer natureza aos domingos e feriados municipais, estaduais e federais, a não ser que acordado e homologado pelo Sindicato em Termo Aditivo à CCT. A multa por descumprimento é de R$ 50 mil e mais R$ 1.500,00 sob cada trabalhador colocado para trabalhar irregularmente.

Ainda nas concessionárias recomendou-se que as empresas forneçam vale refeição aos trabalhadores. Nos consórcios, o valor do ticket refeição foi definido em R$ 15,00.

Convenções coletivas no site do SINDCON-MG

Os trabalhadores devem ficar atentos aos seus direitos, para se certificarem de que as empresas cumprem com as obrigações estabelecidas na Convenção Coletiva de Trabalho. Confira aqui no site do SINDCON-MG as CONVENÇÕES COLETIVAS que garantem seus direitos.